topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Desportivo » Les Sables/Les Açores 2010

 

Les Sables/Les Açores 2010

Adiaspora.com

 

Regata concluída em pouco mais de cinco dias,
com recorde mundial de velocidade
para embarcações à vela de apenas 6.5 metros

 

Bertrand Delesnes, bretão de 33 anos, residente em Nantes, com uma performance excepcional, conseguiu velejar, no total desta etapa, a uma média verdadeiramente impressionante de 9,5 nós, tendo na passada sexta-feira, pelas 10:00 horas TMG, estabelecido um novo recorde mundial de velocidade neste tipo de embarcação da Classe Mini (6,5 metros), com 304,90 milhas percorridas em apenas 24 horas, cumprindo naquele período uma média de 12,70 nós!

O vencedor final da terceira edição da regata para solitários Les Sables / Les Açores / Les Sables, com um total acumulado na prova de 12 dias, 1 hora, 42 minutos e 19 segundos, dispõe de uma embarcação recente, datada de 2009, com a qual participou o ano passado na famosa TRANSAT (travessia transatlântica entre La Rochelle/Charente-Maritime, França, e Salvador da Baía, no Brasil), competição que concluiu em 10.º lugar.

À partida para a segunda etapa da regata entre a cidade da Horta e Les Sables Bertrand Delesnes detinha um atraso de 1 hora e 45 minutos relativamente ao alemão Jorg Riechers, skipper do veleiro patrocinado pela revista de desportos náuticos germânica “Mare.de”, que agora não vai além da sétima posição, com 73 milhas de mar ainda por cumprir até acostar no pontão da Vendée Globe, no Port Olona. À sua frente ainda estavam, em quinto, o patrão italiano Andrea Caracci, com o iate “Speedy Matesse” e, em sexto, Nicolas Boidevezi, numa embarcação com pavilhão de França, o “Defi GDE”.

Bertrand Delesnes sucede, enquanto vencedor desta regata Les Sables / Les Açores / Les Sables, ao francês Adrien Hardy, o melhor em 2006 e ao português Francisco Lobato, que triunfara em 2008, com um veleiro de série, suplantando na altura todos os protótipos.

A edição deste ano da regata Les Sables / Les Açores / Les Sables é organizada pelo Sports Nautiques Sablais, da cidade de Sables e pela Associação da Classe Mini, que está sediada em Lorient, França, contando com o apoio da municipalidade de Sables d’Olonne, do Conselho Geral da Comunidade de Vendée e da Região do Pays de la Loire. Nos Açores o acolhimento e organização local estiveram a cargo da Comissão Náutica Municipal da Horta (que integra a Câmara Municipal da Horta, o Clube Naval da Horta, a APTO – Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental e a ARVA – Associação Regional de Vela dos Açores), sendo patrocinadores da prova a empresa municipal Hortaludus, o Peter Café-Sport, a CentralSub, a JM – Transportes e Demolições e a TerAuto.

 

110 milhas percorridas nas primeiras 24 horas dA 2.ª etapa

 

Os 18 veleiros protótipos e os 17 iates de série envolvidos na regata Les Sables / Les Açores / Les Sables (www.lessables-lesacores.com) percorreram nas primeiras 24 horas da segunda etapa da competição entre 90 e 110 milhas náuticas desde a largada, ao início da tarde de terça-feira, na baía da cidade açoriana da Horta, sendo a frota liderada pela embarcação “ONG Conseil”, do skipper francês Lucas Montagne.

O mais rápido da frota – um protótipo – navegava pelas 13:00 horas de quarta-feira, 18 de Agosto, a uma velocidade de 7.4 nós, seguia no rumo dos 20º (graus) e encontrava-se a 1157 milhas do porto de destino, encabeçando um grupo de quatro embarcações que optou por um percurso mais a Sul que os restantes outros 31 veleiros, posicionando-se sensivelmente sobre o paralelo dos 40º (graus) Norte.

787 - Veleiro Financiere de L'Echiquier

Neste lote de embarcações encontravam-se também outros dois protótipos, o “Myrna Minkoff” (antigo, construído em 1999), do norte-americano Ryan Finn e o “Ocean Works” (datado de 2000), do gaulês Dan Dytch, bem como uma embarcação de série, o “Mediabrein”, de fabrico recente (2009), do patrão holandês Ysbrand Endt, distanciados entre si em apenas 8 milhas.

Já a Norte do paralelo dos 40º30’ (graus/minutos), à frente de mais de uma trintena de outros iates seguia ao fim de um dia de navegação o vencedor absoluto da primeira etapa da prova, o alemão Jorg Riechers, com o veleiro patrocinado pela revista de desportos náuticos germânica “Mare.de”, com 1164 milhas ainda por percorrer nesta course franco-lusitana.

312 - Veleiro Ocean Works

O grande favorito a vencer a edição de 2010 da regata Les Sables / Les Açores / Les Sables velejava a uma velocidade de 10 nós, confrontando-se, porém, naquela zona do oceano com dois iates mais rápidos, o “Eole Génération GDF Suez”, de Sébastien Rogues, a rumar a casa, em França, a 13.3 nós e o “Financiere de L’Echiquier”, do gaulês Thomas Normand, a conseguir atingir os 10.8 nós.

Largada da Horta - 2010.08.17

Tendência natural nesta fase da prova era a maior ligeireza dos cascos protótipos, encontrando-se também posicionados entre os primeiros o velejador francês Bertrand Delesnes, no iate “Prati’Buches” – que foi, recorde-se, segundo à chegada à cidade da Horta – e Nicolas Boidevezi, igualmente num iate com pavilhão de França, o “Defi GDE”. Todos guardavam entre si distâncias que não chegavam a 10 milhas, em direcção à meta de Sables d’Olonne.

252 - Veleiro Myrna Minkoff

Toda a frota à largada da baía da Horta, pelas 13:00 horas de terça-feira, optou por um rumo que a fez sair dos mares do Grupo Central do arquipélago por Oeste das ilhas Pico, São Jorge e Graciosa, subindo na direcção nor-nordeste, em busca dos melhores ventos, para lá do anticiclone dos Açores e das calmarias que lhe estão associadas.

A partida fizera-se sob céu cinzento, alguns chuviscos e vento Sul fraco de apenas três nós, mas, mesmo assim, as quase quatro dezenas de veleiros da regata (se se adicionarem aos competidores solitários os iates de acompanhamento e assistência/segurança) proporcionaram um espectáculo de grande beleza desportiva, estética e cromática, que foi seguido em terra e no mar por muitos entusiastas dos eventos náuticos nas ilhas, bem como pelo rebocador “Ilha de São Luís”, da administração portuária sediada na Horta.

Segundo alguma imprensa estrangeira e sítios na Web que têm acompanhado esta prova (veja-se o endereço forums.sailinganarchy.com) a regata Les Sables / Les Açores / Les Sables é a mais importante competição do calendário da Classe Mini (para embarcações de 6,5 metros) em todo o mundo no corrente ano de 2010. A atestar a sua projecção pelos media internacionais, a uma pesquisa em qualquer motor de busca na Internet com o nome da regata encontram-se mais de… 782.000 resultados! Entre os jornalistas que por estes dias marcaram presença no arquipélago açoriano a acompanhar esta fase intermédia da prova encontravam-se profissionais da comunicação social locais, regionais, nacionais, franceses (a organização gaulesa comporta assessores de imprensa, fotógrafos e repórteres de televisão e um serviço de produção de informação permanente nas línguas francesa e inglesa), italianos e, inclusive, um chinês.

A segunda tirada da regata Les Sables / Les Açores / Les Sables – prova que conta com os especiais apoios institucionais do Governo dos Açores e da Câmara Municipal da Horta – deve concluir-se após seis/sete dias de viagem, estimando-se que no início da próxima semana os mais rápidos consigam dar por concluída a etapa de 1.270 milhas náuticas de regresso até à cidade de Sables d’Olonne, na costa atlântica de França.

Em 2011 nova competição ligará as cidades de Sables d’Olonne – capital mundial da vela, palco da famosa Vendée Globe – e da Horta – o mais importante porto de Portugal para a vela de mar alto e berço da segunda marina europeia e quarta no mundo com maior movimento de veleiros envolvidos em navegações de longo curso: trata-se da regata Les Sables / Horta / Les Sables para veleiros de 40 pés (sensivelmente com 12 metros), destinada a tripulações de dois velejadores, que em 2009 teve a sua primeira edição, então com a participação de 24 embarcações e que obteve na ocasião grande mediatismo internacional.

 

LARGADA DA 2.ª ETAPA ESTA TERÇA-FEIRA, ÀS 13:02

 

A frota da regata Les Sables / Les Açores / Les Sables (www.lessables-lesacores.com) parte amanhã, 17 de Agosto, pelas 13 horas e 02 minutos da baía da Horta para a segunda etapa da competição, levando de regresso a França 39 veleiros que durante cerca uma semana repousaram na ilha do Faial, permitindo aos seus skippers recuperar forças e conhecer mais aprofundadamente esta zona do arquipélago açoriano.

Frota Les Sables-Les Açores na Marina da Horta

Recorde-se que o alemão Jorg Riechers, com o veleiro “Mare.de”, foi o grande vencedor da primeira etapa desta regata da Classe Mini 6.50, no segmento dos protótipos, seguido do velejador francês Bertrand Delesnes, no iate “Prati’Buches” e do também gaulês Sébastien Rogues, na embarcação “Eole Génération GDF Suez”. Na vertente das embarcações de série a vitória foi para o velejador francês Davy Beaudart, com o “Innovea Environnement”, à frente do também gaulês Xavier Macaire, com o iate “Starter”, e de outro skipper francês, Jean-Marc Allaire, com o seu veleiro denominado “Baker Tilly AG2R La Mondiale”.

Veleiro Mini 6.5 na Baía da Horta 2010

Na primeira etapa a maioria dos veleiros de apenas 6,5 metros de comprimento conseguiu terminar a tirada em seis/sete dias de viagem, estimando-se que em cerca de uma semana também consigam cumprir a etapa de 1.270 milhas náuticas de regresso até à cidade de Sables d’Olonne, na costa atlântica de França, numa prova exigente, por ser fazer em solitário.

Entretanto, no último sábado, dia 14, grande parte dos navegadores desta prova (28) envolveu-se numa prova in-shore na baía da Horta e no Canal das Ilhas Faial/Pico de homenagem ao velejador português Francisco Lobato, vencedor há dois anos, nas embarcações de série, desta mesma competição, na qual Lobato tomou parte, aliás, nas suas duas organizações anteriores, em 2006 e 2008. Na “Regata Francisco Lobato” marcaram presença, igualmente, diversas embarcações locais.

Ao final da tarde de domingo, no Castelo de São Sebastião – fortificação do século XVII, construída durante o domínio espanhol em Portugal –, foram, por outro lado, distribuídos os prémios da primeira parte desta competição, durante um “por-do-sol” que contou com a presença dos iatistas, de acompanhantes, organizadores franceses e portugueses, comunicação social e convidados, um evento que contou, ainda, com a actuação da artista luso-canadiana Sara Pacheco.

A regata Les Sables / Les Açores / Les Sables é uma competição bienal e registou em 2010 36 veleiros em prova – apenas um abandonou, próximo da costa da Galiza, aquando do trajecto para os Açores, devido à quebra do mastro –, sendo a frota acompanhada por quatro embarcações de apoio, por razões de segurança e assistência aos velejadores solitários.

A largada da segunda etapa desta regata Les Sables / Les Açores / Les Sables pode ser ACOMPANHADA PELA COMUNICAÇÃO SOCIAL A BORDO DO REBOCADOR “ILHA DE SÃO LUÍS”, propriedade da APTO, S.A., devendo o embarque dos interessados fazer-se no molhe da doca do Porto da Horta, entre as 12:15 e as 12:30 horas de amanhã, 17 de Agosto.

 

O alemão Jorg Riechers, com o veleiro “Mare.de”

 

O alemão Jorg Riechers, com o veleiro “Mare.de”, foi o grande vencedor da primeira etapa da regata da Classe Mini 6.50 Les Sables / Les Açores (Horta) / Les Sables (www.lessables-lesacores.com), tirada com uma extensão de 2.540 milhas náuticas que o germânico concluiu em 6 dias 10 horas 30 minutos e 10 segundos.

Les Sables 2010 - Os dois primeiros na Horta

O triunfador desta primeira parte da competição foi, aliás, o único a chegar à cidade da Horta na noite de sábado, 7 de Agosto, tendo o segundo na meta – o velejador francês Bertrand Delesnes, no iate “Prati’Buches” – terminado o seu percurso quando passavam 2 minutos e 1 segundo das 00:00 horas (fuso dos Açores) deste domingo, dia 8 – ficou a praticamente 1 hora e 45 minutos do primeiro.

Na terceira posição entrou na baía da cidade da Horta o também gaulês Sébastien Rogues, na embarcação “Eole Génération GDF Suez”, já depois das três da madrugada, com um total de 6 dias 15 horas 16 minutos e 10 segundos de navegação, conseguindo bater o italiano Andrea Caraccia, da embarcação denominada “Speedy Matesse”, que ficou a 17 minutos e 34 segundos de distância do último lugar do pódio.

Até às 14:00 horas de domingo (fuso dos Açores) mais três veleiros, todos da Classe de Protótipos, haviam concluído a sua prova, concretamente o “Kikers”, do francês Sébastien Picault, o “NorthStar”, do também gaulês Vincent Barnaud e o “Follow Me”, do checo Minan Kolacek. Este lote de iates arribou à Marina da Horta, sensivelmente, entre as 7:00 e as 8:00 horas da manhã.

Ao longo da tarde deste domingo começam, entretanto, a cruzar a linha de chegada os primeiros seis barcos da Classe de Série desta mesma regata, estando os da frente do pelotão ainda a mais de 30 milhas náuticas da linha final e os quarto, quinto e sexto a cerca de 100 milhas da ilha do Faial. Deste lote de veleiros cinco são franceses e um holandês.

Recorde-se que Les Sables / Les Açores (Horta) / Les Sables para a Classe Mini 6.50 é competição bienal que vai já na sua terceira edição e que em 2010 envolve quatro dezenas de embarcações, entre participantes e acompanhantes da frota, abrangendo veleiros de nacionalidade francesa, holandesa, alemã, italiana, checa, americana e chinesa.

A edição deste ano da regata Les Sables / Les Açores / Les Sables é organizada pelo Sports Nautiques Sablais, da cidade de Sables e pela Associação da Classe Mini, que está sediada em Lorient, contando com o apoio da municipalidade de Sables d’Olonne, do Conselho Geral da Comunidade de Vendée e da Região do Pays de la Loire. Nos Açores o acolhimento e organização local estão a cargo da Comissão Náutica Municipal da Horta (que integra a Câmara Municipal da Horta, o Clube Naval da Horta, a APTO – Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental e a ARVA – Associação Regional de Vela dos Açores), sendo patrocinadores da prova a empresa municipal Hortaludus, o Peter Café-Sport, JM – Transportes e Demolições e a TerAuto.

Esta é a quarta regata que liga a cidade francesa que é mundialmente conhecida por ser ponto de partida e chegada da grande aventura de circum-navegação em solitário, sem escalas e sem assistência – a famosa “Vendée Globe” – à cidade da Horta, depois das edições de 2006 e 2008 da regata para a Classe Mini 6.50 metros e de em 2009 se ter realizado a primeira edição da prova destinada à Classe de veleiros de 40 pés.


Trinta veleiros já estão nos Açores

 

O velejador francês Davy Beaudart, com o iate “Innovea Environnement”, ganhou no segmento de embarcações de série a regata Les Sables / Les Açores (Horta) / Les Sables (www.lessables-lesacores.com), para veleiros Mini de 6,5 metros, cruzando a linha de chegada na ilha do Faial às 17h40m35s (fuso dos Açores) de domingo, 8 de Agosto, após 7 dias 5 horas 53 minutos e 35 segundos de viagem.

Em segundo lugar, a menos de meia hora do vencedor, ficou o também gaulês Xavier Macaire, com o iate “Starter”, que completou esta primeira etapa da regata, numa extensão de 1270 milhas náuticas, em 7 dias 6 horas 21 minutos e 55 segundos de navegação oceânica.

O último lugar do pódio nesta tirada inicial da competição foi ocupado por outro skipper francês, Jean-Marc Allaire, que arribou com o seu veleiro de série “Baker Tilly AG2R La Mondiale” ao porto da Horta já na madrugada desta segunda-feira, dia 9, após 7 dias 14 horas 48 minutos e 39 segundos de viagem em alto mar.

Neste segmento dos iates de série entre as três da madrugada e as 11:00 horas de segunda-feira completaram a sua prova outros dez veleiros, dois holandeses e oito franceses, de longe a nacionalidade mais representada na edição deste ano, que nas duas organizações anteriores, em 2006 e 2008, teve como figura destacada o português Francisco Lobato, vencedor há dois anos, nas embarcações de série.

No segmento dos protótipos, até ao final do dia de domingo, haviam cruzado a meta na Horta 11 embarcações, a que se juntaram outras seis durante a madrugada e manhã de segunda-feira, com a particularidade de entre as 5:00 e as 11:00 horas da manhã do dia 9 de Agosto terem concluído a regata um total de 13 iates, entre protótipos e veleiros de série, com algumas chegadas quase simultâneas.

Para que a primeira etapa da edição de 2010 da regata Les Sables / Les Açores (Horta) / Les Sables fique integralmente concluída, às 16:00 horas (fuso do arquipélago) desta segunda-feira, faltavam terminar a sua prova apenas cinco veleiros, entre o quais o “Dizikipepli”, o protótipo mais antigo da frota, construído em 1992 e capitaneado pelo francês Hugues Chollet. Também ainda não estavam em terra firme uma das duas senhoras em prova, Fabienne Robin, skipper do “Plume d’Ange” e o único representante chinês, Chuan Guo, com o seu “Green Dragon”.

A Les Sables / Les Açores (Horta) / Les Sables para a Classe Mini 6.50 na edição do presente ano tinha 40 embarcações inscritas, mas apenas 36 compareceram à largada, no passado dia 1 de Agosto, em Sables d’Olonne, França, tendo entretanto uma delas, “Oufti”, do francês Pierre Denjean, abandonado a regata, depois de ter partido o mastro quando navegava nos mares da Galiza, vendo-se forçado a arribar à Ria de Vigo, em Espanha. Esta competição bienal conta, ainda, com quatro embarcações acompanhantes da frota, por razões de segurança e assistência.

Os 39 veleiros fazem agora uma pausa de cerca de uma semana na cidade da Horta – a capital da vela de alto-mar em Portugal –, estando a largada para a segunda etapa agendada para as 13:02 horas da próxima terça-feira, 17 de Agosto. Antes disso, no sábado, dia 14, pelas 14:00 horas, os iates tomam parte numa prova in-shore na baía da Horta e no Canal das Ilhas Faial/Pico, competição que tem a denominação de “Regata Francisco Lobato”.

A edição deste ano da regata Les Sables / Les Açores / Les Sables é organizada pelo Sports Nautiques Sablais, da cidade de Sables e pela Associação da Classe Mini, que está sediada em Lorient, França, contando com o apoio da municipalidade de Sables d’Olonne, do Conselho Geral da Comunidade de Vendée e da Região do Pays de la Loire. Nos Açores o acolhimento e organização local estão a cargo da Comissão Náutica Municipal da Horta (que integra a Câmara Municipal da Horta, o Clube Naval da Horta, a APTO – Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental e a ARVA – Associação Regional de Vela dos Açores), sendo patrocinadores da prova a empresa municipal Hortaludus, o Peter Café-Sport, a CentralSub, a JM – Transportes e Demolições e a TerAuto.

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

Voltar para Eventos Desportivos

 
bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007

v